Quinta, 23 de Julho de 2026
20°C 35°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Sorrisenses participam de formação do programa Padaria Artesanal

Com a mão na massa. Literalmente. Assim estiveram, nesta semana em Brasília, a nutricionista e responsável técnica pela Padaria Municipal, Jamille...

Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
10/10/2025 às 13h11
Sorrisenses participam de formação do programa Padaria Artesanal
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Com a mão na massa. Literalmente. Assim estiveram, nesta semana em Brasília, a nutricionista e responsável técnica pela  Padaria Municipal, Jamille Foléis Serpa, e a padeira Tânia Mariano da Silva. As duas representantes de Sorriso participaram, na capital federal, do curso prático do programa Padaria Artesanal.

“Aprendemos a preparar 10 receitas de pães que são produzidos de forma artesanal, sem uso de equipamentos sofisticados, com ingredientes naturais, livre de conservantes, de baixo custo de produção, alto valor comercial e com alto valor nutricional”, comentou Jamille, complementando que o objetivo é capacitar a população em vulnerabilidade proporcionando uma fonte de renda ou simplesmente melhorar a alimentação da família.

O Projeto Padaria Artesanal é uma iniciativa do Governo Federal que visa promover a capacitação empreendedora, estimulando o empreendedorismo e a inclusão produtiva. O foco principal do projeto, liderado diretamente pela segunda-dama, Lu Alckmin, é incentivar a formalização de negócios e a geração de emprego e renda, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social.

No Estado de Mato Grosso, Sorriso é a primeira cidade a aderir à proposta, e vai servir como polo multiplicador desta iniciativa. “Estamos finalizando a instalação da Padaria Municipal em um novo endereço, bem próximo à Prefeitura, onde o conhecimento adquirido será replicado e poderá ajudar na renda, bem como na nutrição, de muitas e muitas famílias sorrisenses”, antecipa a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel.

A cidade foi oficializada como polo do programa durante o evento “Prefeitos do Agro”, em 12 de setembro. Na oportunidade, Lu Alckmin destacou o caráter transformador do projeto. “Os conhecimentos que as pessoas receberão no programa, podem se tornar sustento e dignidade para muitas famílias”, disse.

Em Sorriso, o programa terá coordenação direta da secretária-adjunta Rejane Reis. Para a primeira-dama e secretária da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, o programa deve funcionar como uma rede de apoio social do município. “Este é um grande projeto de capacitação, que chega para gerar emprego e renda e oferecer novas perspectivas à nossa população”.

O Padaria Artesanal  já soma dezenas de polos em diferentes estados, com impacto direto na vida de mulheres, jovens e famílias em vulnerabilidade. “Agora, em Sorriso, o pão feito à mão se transforma também em símbolo de esperança, autonomia e futuro”, reforça Mara.

  • Texto: Nádia Mastella | Com Larissa Gribler

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Show Safra Há 1 dia

    Show Safra Mato Grosso 2027 movimenta comercialização e já atrai principais marcas do agro

    Empresas interessadas em participar da edição 2027, especial “Legado”, contam, até o dia 31 de julho, com condições e descontos exclusivos para reserva de espaço.

    Indicadores Há 1 dia

    Cesta básica cai na média, mas chega a R$ 988 e consome 60% do salário mínimo em Lucas do Rio Verde

    Estudo do NUPAC/Unilasalle em parceria com a CDL traz dados do segundo trimestre de 2026 e alerta: economia começa com pesquisa de preços no comércio local

    Inovação Há 3 dias

    Fundação Rio Verde e Sebrae apostam na inovação em prol do futuro do agronegócio

    Instituições firmaram parceria com objetivo de integrar pesquisa, tecnologia, gestão, empreendedorismo e desenvolvimento do agro

    Expolucas 2026 Há 3 dias

    Lívia Marcolan é coroada Rainha da Expolucas 2026 em noite de celebração e emoção na Câmara Municipal

    Disputa reuniu torcidas organizadas e autoridades no Legislativo luverdense; Larissa Pelisari e Tainara Lorensetti completam a corte da festa que acontecerá em agosto com Luan Santana, Zé Neto & Cristiano e grandes atrações.

    Política e Gestão Há 5 dias

    Em entrevista ao Talk Connect, Airton Callai avalia gestão interina, destaca avanço de 700 moradias e projeta futuro de Lucas do Rio Verde

    Presidente da Câmara faz balanço de sua passagem pelo comando do Executivo municipal, reforça união política e alerta setor produtivo sobre os desafios do crescimento logístico e da concorrência digital.