Quarta, 22 de Julho de 2026
18°C 34°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

GMT alerta: é necessário habilitação para conduzir veículos elétricos acima de 1000 watts

Adolescentes sem capacete e transitando em veículos elétricos e ou ciclomotores se tornou uma cena comum na cidade. Contudo, essa é uma cena que r...

Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
05/02/2026 às 14h45
GMT alerta: é necessário habilitação para conduzir veículos elétricos acima de 1000 watts
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Adolescentes sem capacete e transitando em veículos elétricos e ou ciclomotores  se tornou uma cena comum na cidade. Contudo, essa é uma cena que requer cuidados. “Quando transita sem capacete o condutor assume um risco elevado”, avalia o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), Márcio Pires. Foi de olho nesse risco que a equipe abordou duas adolescentes nesta manhã, 05 de fevereiro. As meninas circulavam sem capacete e ao abordá-las a equipe constatou a falta de emplacamento do veículo e da carteira nacional de habilitação por parte da condutora, itens obrigatórios no caso de veículos elétricos acima de 1.000 watts que atingem mais de 32 km/h. Nesse caso, o veículo chegava até 45 km/h.

Pires explica que tanto a carteira quanto o emplacamento são itens obrigatórios no caso de veículos acima de 1.000 watts desde 1.º de janeiro de 2026. Essa é uma das orientações da Resolução 966/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a normativa que rege a circulação desses veículos.

Dentre as normas estabelecidas pela Resolução 966/2023 para conduzir um ciclomotor o condutor precisa ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria A, ou permissão específica para esse tipo de veículo (ACC). Já condutores de bicicletas normais e elétricas, skates e patinetes não necessitam de qualquer tipo de documentação. “E justamente isso dificulta os serviços de fiscalização”, frisa o coordenador ao reforçar a necessidade de registro de veículos ciclomotores.

“O que chamou a atenção hoje nessa situação especifica foi a falta do capacete um item de segurança fundamental, a partir disso que constatamos as demais irregularidades”, detalha. Nesse caso, o veículo foi guinchado e a equipe da GMT aguardou pela chegada de um responsável ao local.

Pires salienta que os ciclomotores, por ser veículos pequenos, acabam sendo uma opção para os pais que buscam um veículo para que os filhos possam se locomover por conta própria. Contudo, por outro lado, esses veículos oferecem riscos quando passam a disputar espaço no trânsito com automóveis e motocicletas.

“Nós temos recebido muitas denúncias em relação à não observância das leis de trânsito e vamos intensificar as ações de fiscalização com o intuito de evitar acidentes e diminuir riscos para condutores e pedestres”, ressalta.

Segundo a GMT, não há dados em relação ao número de veículos ciclomotores e elétricos que rodam na cidade. “Por isso, mais uma vez ressaltamos que há sim necessidade de emplacamento desses veículos, do uso dos itens de segurança e da CNH para veículos acima de 1000 watts”, reitera.

Vale pontuar que especificamente no caso de ciclomotores, para estar regularizado, o proprietário precisa fazer o registro e licenciamento do veículo ciclomotor junto ao órgão de trânsito, além de impedir que menores de idade e pessoas não habilitadas tenham acesso ao veículo.

Confira quais são as exigências trazidas pela Resolução 966/2023 para regulamentar o uso de veículos ciclomotores:

Habilitação categoria A ou ACC

Espelhos retrovisores de ambos os lados;

Farol dianteiro e cor branca ou amarela;

Lanterna de cor vermelha na parte traseira;

Velocímetro;

Buzina;

Pneus em condições de segurança;

Dispositivo destinado ao controle de ruído do motor;

Uso de capacete de segurança e vestuário de proteção.

  • Texto: Claudia Lazarotto

    Fotos: GMT

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Inovação Há 2 dias

    Fundação Rio Verde e Sebrae apostam na inovação em prol do futuro do agronegócio

    Instituições firmaram parceria com objetivo de integrar pesquisa, tecnologia, gestão, empreendedorismo e desenvolvimento do agro

    Expolucas 2026 Há 2 dias

    Lívia Marcolan é coroada Rainha da Expolucas 2026 em noite de celebração e emoção na Câmara Municipal

    Disputa reuniu torcidas organizadas e autoridades no Legislativo luverdense; Larissa Pelisari e Tainara Lorensetti completam a corte da festa que acontecerá em agosto com Luan Santana, Zé Neto & Cristiano e grandes atrações.

    Política e Gestão Há 3 dias

    Em entrevista ao Talk Connect, Airton Callai avalia gestão interina, destaca avanço de 700 moradias e projeta futuro de Lucas do Rio Verde

    Presidente da Câmara faz balanço de sua passagem pelo comando do Executivo municipal, reforça união política e alerta setor produtivo sobre os desafios do crescimento logístico e da concorrência digital.

    27º Femart Há 7 dias

    Lucas do Rio Verde sedia 27º Femart com público de 4 mil pessoas e CTG Sentinela da Tradição conquista 52 troféus

    Etapa inter-regional classifica tradicionalistas luverdenses para o nacional em fim de semana marcado por excelência na organização e gastronomia elogiada.

    Expolucas 2026 Há 1 semana

    Organização anuncia nova fase do concurso Rainha do Rodeio e confirma inovações na produção das candidatas

    Disputa pela coroa entra em etapa decisiva nesta quinta-feira (16) na Câmara Municipal com reforço profissional na coreografia e figurino exclusivo para as finalistas.