
A Prefeitura de Cuiabá realiza, na próxima quinta-feira (7), às 9h, a inauguração das obras do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS Adolescer), localizado no bairro Jardim Europa. A entrega será conduzida pelo prefeito Abilio Brunini e pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.
A unidade é voltada ao cuidado de crianças e adolescentes com transtornos mentais e necessidades relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, oferecendo atendimento especializado dentro da rede municipal de saúde. O CAPS Adolescer é gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Especializada.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS), voltados ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico. O modelo prioriza o cuidado em liberdade, a reinserção social e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
No caso do CAPS Adolescer, o atendimento é direcionado especificamente ao público infantojuvenil, com abordagens adaptadas às necessidades de crianças e adolescentes.
A unidade passou por obras desde 2022, período em que funcionava em imóvel locado. Agora, com a inauguração, o espaço passa a contar com uma estrutura mais adequada para acolher pacientes e familiares.
O CAPS Adolescer dispõe de salas para atendimento individual, espaços para atividades coletivas terapêuticas, farmácia, refeitório e amplo espaço de convivência. A unidade realiza, em média, entre 30 e 50 atendimentos diários.
O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional composta por 24 profissionais, incluindo enfermeiro, técnico de enfermagem, médico, psicólogo, assistente social, farmacêutico, arte-terapeuta e educador físico, garantindo cuidado integral aos usuários.
A inauguração do CAPS Adolescer representa um avanço na ampliação da rede de saúde mental de Cuiabá, fortalecendo a assistência ao público infantojuvenil e garantindo um espaço mais estruturado.
SERVIÇO
Assunto:Inauguração das obras do CAPS Adolescer
Data:7 de maio de 2026 (quinta-feira)
Horário:9h
Local:CAPS Adolescer – Bairro Jardim Europa
Endereço:Rua Romênia, Bairro Jardim Europa (atrás da UNIC Beira Rio), Cuiabá – MT