Sexta, 14 de Agosto de 2026
20°C 36°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

CDL Lucas e Prefeitura firmam parceria para ampliar suporte a microempreendedores em Lucas do Rio Verde

Acordo fortalece atendimento aos MEIs, facilita acesso a crédito e oferece serviços como consulta financeira e certificado digital

Por: Redação Fonte: Verbo Press
14/08/2026 às 09h05
CDL Lucas e Prefeitura firmam parceria para ampliar suporte a microempreendedores em Lucas do Rio Verde

A aproximação entre o poder público e o setor empresarial ganhou um novo capítulo em Lucas do Rio Verde com a formalização de uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor. O acordo busca ampliar o suporte oferecido aos microempreendedores e facilitar o caminho de quem deseja abrir, regularizar ou fazer o negócio crescer.

A assinatura do termo ocorreu durante o 4º Workshop Empresarial da CDL Lucas e reforça uma estratégia de atuação conjunta entre as instituições. A proposta é integrar serviços e orientações para que o empreendedor tenha mais segurança nas diferentes etapas da vida empresarial.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias, a parceria representa justamente a continuidade de um trabalho que começa com o pequeno empreendedor e pode acompanhá-lo à medida que o negócio evolui.

“Todo mundo começa pequeno, e esse é o nosso papel: acolher eles lá na Sala do Empreendedor, orientar, direcionar e sempre ter a expectativa de que avancem e cheguem ao nível de empresa constituída. Aí vem o papel da CDL”, destacou.

A Sala do Empreendedor funciona na Galeria Central e atende principalmente os Microempreendedores Individuais (MEIs), oferecendo desde orientações e formalizações até capacitações e apoio na busca por crédito.

Com a nova parceria, um dos avanços será o acesso a ferramentas que permitem consultar previamente a situação financeira do empreendedor. Segundo o coordenador da Sala do Empreendedor, Eleandro Kaiber, a medida pode evitar que propostas de financiamento sejam encaminhadas aos bancos sem que eventuais pendências tenham sido identificadas.

Crédito com mais planejamento
A Sala do Empreendedor mantém parcerias com a agência de fomento Desenvolve MT e com o Sicredi para disponibilizar linhas de microcrédito, especialmente voltadas aos pequenos negócios.

O trabalho da equipe municipal é auxiliar o empresário na elaboração da proposta que será encaminhada à instituição financeira. Agora, com a possibilidade de realizar consultas antes do encaminhamento, o empreendedor poderá identificar pendências e buscar a regularização antecipadamente.

“Antes, quando encaminhávamos uma proposta para o banco, muitas vezes vinha algum retorno apontando uma pendência, como um nome no Serasa. A gente não tinha essa ferramenta. Agora vamos identificar o problema antes de acontecer e ajudar o empresário a se regularizar e se organizar”, explicou Eleandro.

A ideia, segundo ele, é aumentar a qualidade das propostas apresentadas e, consequentemente, as possibilidades de aprovação do crédito.

Do MEI ao crescimento da empresa
Outro ponto previsto na parceria é a integração com os serviços oferecidos pela CDL, especialmente para empreendedores que ultrapassam o limite de faturamento do MEI e precisam migrar para outro enquadramento empresarial.

Nesses casos, a Sala do Empreendedor orienta o empresário sobre os procedimentos necessários e o encaminha para a CDL, onde poderá obter o certificado digital e avançar na organização documental necessária para a mudança de porte.

O objetivo é evitar que o empreendedor precise descobrir sozinho quais são os próximos passos quando o negócio começa a crescer.

“Quando ele chega para nós dizendo que já não está mais faturando R$ 81 mil por ano e quer migrar para um porte maior, nós orientamos todo o processo e já encaminhamos para a CDL fazer o certificado digital”, explicou Eleandro.

Todos os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor são gratuitos. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e às sextas-feiras, das 7h às 13h.

O espaço também atende quem ainda está na fase de planejamento. O empreendedor pode procurar a equipe antes mesmo de abrir a empresa, recebendo orientação desde a ideia inicial até a obtenção do CNPJ e do alvará de funcionamento.

Parcerias para fortalecer o ambiente empresarial
Para o presidente da CDL Lucas, Petronílio de Sousa, a formalização é importante porque transforma a aproximação entre as instituições em um compromisso estruturado.

“É muito importante fazer o contrato, colocar tudo no papel, assinar. Depois a gente vai seguindo e pode até ir melhorando. Quando não consegue fazer tudo, temos ali um compromisso assinado, não apenas de palavras”, afirmou.

Segundo o dirigente, a CDL vem ampliando a política de parcerias com instituições que atuam diretamente no desenvolvimento econômico do município. Além da Sala do Empreendedor, a entidade mantém aproximação com iniciativas como o Green Hub.

Na avaliação do secretário Danilo Messias, a união entre poder público e iniciativa privada contribui para criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos negócios.

“O poder público tem esse dever e essa característica de dar oportunidade para a iniciativa privada fazer o seu melhor. É isso que tem feito Lucas do Rio Verde crescer, se desenvolver e ser uma cidade de oportunidades”, afirmou.

Serviço: a Sala do Empreendedor está localizada na Galeria de Serviços, junto a outros atendimentos públicos. O espaço oferece gratuitamente orientações para abertura e regularização de empresas, formalização de MEIs, capacitações e apoio na busca por crédito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.