Responsabilidade. Essa é a palavra-chave para um trânsito seguro para todos e, para tratar do assunto as equipes da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) realizaram uma blitz orientativa na Avenida Tancredo Neves em frente à Praça Antenor Balbinot no início desta manhã, 08 de maio. Conforme o coordenador da GMT, Márcio Pires a blitz orientativa integrou as ações do Maio Amarelo e também as operações da Lei Seca.
“A intenção de hoje foi orientar, destacar que todos somos responsáveis por um trânsito seguro”, reforça.
Motoristas foram orientados a parar os veículos e convidados a realizar o teste do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro. No caminho para o trabalho, Graciana Ferreira, foi uma das condutoras paradas. Foi a primeira vez na vida que Graciana foi parada em uma blitz e de cara ela fez o teste do bafômetro que deu 0% de teor álcool no organismo.
“Para mim o trabalho de conscientização é fundamental e, vale sempre a velha dica: direção e bebida não combinam de forma alguma”, ressalta.
O GMT Valdir Cordeiro explica quea multa por conduzir embriagado é de R$ 2.934,70, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa por 12 meses e o motorista recebe sete pontos na carteira. Em caso de reincidência, a multa dobra. E vale sempre ressaltar que o valor da multa, os R$ 2.934,70 nunca vem sozinhos, há ainda gastos com guincho, advogado, fiança e outras despesas.“A conta fica bem mais alta”, orienta o profissional.
“Não vale a pena arriscar a própria vida e a de outros dirigindo embriagado e ainda contrair uma dívida alta por falta de responsabilidade”, alerta Pires. A boa notícia é que nenhum motorista parado na manhã de hoje havia combinado álcool e direção.
O coordenador pontua que durante o mês de maio as equipes da GMT devem intensificar as blitzes educativas em todos os pontos da cidade, além de contribuir com as operações da Lei Seca. Durante todo o mês um cronograma de palestras sobre a “urgência em desacelerar no trânsito” também será executado em escolas e empresas sorrisenses.
Mais ações do Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento utiliza a cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.
“O Maio Amarelo abre um leque de ações que precisam ser observadas o ano todo para garantirmos um trânsito seguro”, detalha o gestor da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Adriano Denardi.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).