Segunda, 19 de Maio de 2025
19°C 30°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Mutirão de consultas oftalmológicas para crianças e adolescentes segue até fim do mês

A mamãe Silvana levou ontem, 18 de maio, a pequena Emanuela para a primeira consulta oftalmológica da menina. “Minha mãe usa óculos, eu uso, então ...

Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
19/05/2025 às 11h09
Mutirão de consultas oftalmológicas para crianças e adolescentes segue até fim do mês
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

A mamãe Silvana levou ontem, 18 de maio, a pequena Emanuela para a primeira consulta oftalmológica da menina. “Minha mãe usa óculos, eu uso, então entendo que a prevenção deve começar ainda na infância”, frisa a mamãe. Silvana completa “que tudo foi muito rápido, o médico do postinho fez o pedido e logo fomos chamadas”.

Emanuela é uma das pacientes que passaram ontem pelo mutirão de consultas oftalmológicas. Ao total, até o fim de maio, a previsão é que 360 crianças e adolescentes, incluindo recém-nascidos até adolescentes de 17 anos, passem por consultas oftalmológicas.

A intenção, frisa o prefeito Alei Fernandes, é “cuidar das nossas crianças, facilitar o aprendizado na escola e prevenir doenças oftalmológicas”. Gestor da pasta da Saúde, Vânio Jordani, pontua que o mutirão de consultas visa atender com celeridade aos pedidos que chegam via Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“No caso dos recém-nascidos, as consultas são voltadas para a realização do teste do olhinho; já em relação às crianças maiores e adolescentes, as consultas variam entre a primeira passagem pelo oftalmologista para identificação de problemas oftalmológicos e consultas de acompanhamento em situações já identificadas”, explica Jordani.

O teste do olhinho, lembra o secretário, é um exame simples e indolor que deve ser feito em recém-nascidos com o objetivo de identificar precocemente doenças oculares que podem levar à cegueira.

Responsável pelas consultas, o médico oftalmologista especialista em catarata e retina, Felipe Teodoro, pontua a importância da realização dos exames. “Hoje realizamos consultas de crianças encaminhadas pelas escolas e também de crianças que realizamos o teste do olhinho no ano passado e vieram para acompanhamento”, explica. Felipe, que atua em conjunto com a oftalmologista Mariah Ribeiro, destaca que a realização do exame oftalmológico uma vez ao ano é fundamental para acompanhamento e diagnóstico precoce de enfermidades.  

A coordenadora da Central de Regulação da Secretaria de Saúde, Jéssica Toniazzo Lemos, salienta que as consultas seguem até fim do mês. “Pedimos às mães de recém-nascidos que tenham dado entrada com o pedido no postinho e também aos familiares de crianças maiores que fiquem de olho às mensagens e ligações da Secretaria”, diz.

Conforme a coordenadora, ao longo do mês a equipe irá entrar em contato informando o dia e horário da retirada das guias para as consultas. Jéssica reforça que a Central liga e envia mensagens pelo (66) 99978-8441; “recomendamos aos pacientes que salvem esse número e atendam assim que receber as ligações”. 

O mesmo número (66) 99978-8441 pode ser chamado via aplicativo de mensagens pelos pais e responsáveis de pacientes nessa faixa etária – recém-nascidos a 17 anos; - que já tenham dado entrada ao pedido de consultas oftalmológicos. Outros pacientes que buscam informações da Central de Regulação também podem entrar em contato pelo 99978-8441.

O outro pedido é que pacientes e familiares mantenham sempre as informações de contato em dia. “Caso tenham mudado o número de telefone ou o endereço, é preciso atualizar os dados no PSF para que possamos ter acesso à essas informações”, salienta a coordenadora.

Na realização das 360 consultas oftalmológicas programadas para maio, o Município irá investir R$ 36.750,00 em recursos próprios. As consultas foram adquiridas pelo Município via Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.

Consultas já realizadas

Desde 1.º de janeiro a 30 de abril de 2025, Sorriso já investiu R$ 51.345,00 em consultas oftalmológicas atendendo 489 crianças, entre recém-nascidos até adolescentes de 17 anos. As consultas já realizadas também foram adquiridas pelo Município via Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.

  • Texto: Claudia Lazarotto

    Fotos: Ney Douglas

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.