O presidente da Estação da Luz Participações (EDLP), Guilherme Quintella, esteve em Sorriso para apresentar os avanços do projeto da Ferrogrão, ferrovia que pretende ligar o Porto de Miritituba (PA) ao município de Lucas do Rio Verde (MT), atravessando os principais polos produtivos do Centro-Oeste. A reunião contou com a presença do prefeito interino, Acacio Ambrosini, além de secretários municipais, representantes do Sindicato Rural e da Câmara de Vereadores.
Durante o encontro, realizado nesta segunda-feira (21), Quintella compartilhou dados técnicos e logísticos da proposta, que prevê um investimento de R$ 20 bilhões, integralmente com capital privado. A ferrovia terá cerca de mil quilômetros de extensão e capacidade para escoar até 70 milhões de toneladas de grãos por ano. A previsão é de que as obras tenham início no próximo ano, com conclusão estimada em cinco anos.
Segundo o presidente da EDLP, a Ferrogrão vai representar uma mudança de patamar na logística nacional. “Nenhum lugar do mundo produz a quantidade de coisas que o Mato Grosso produz e não tem acesso à infraestrutura decente”, afirmou. Para Quintella, a nova rota ferroviária permitirá que o Estado tenha mais protagonismo na formação de preços da Bolsa de Chicago, referência internacional para o agronegócio.
Além do modal ferroviário, o projeto inclui um sistema completo de transporte interligado, com barcaças, navios, porto e distribuição internacional, sobretudo para a Europa. “A Ferrogrão não é uma obra. É um sistema de transportes”, destacou Quintella, que também é membro do board da União Internacional de Ferrovias (UIC) e defensor da retomada do transporte de passageiros por trilhos no país.
O prefeito interino de Sorriso, Acacio Ambrosini, ressaltou a importância da iniciativa para o município. “É um dos maiores projetos ferroviários do Brasil. Queremos avançar na questão da ferrovia, pois Sorriso só tem a ganhar com essa implantação. Hoje ele tirou muitas dúvidas e foi muito esclarecedor. Estamos avançando no sentido de tirar do papel esse projeto que teve início há 12 anos”, afirmou.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Lucion; de Agricultura e Meio Ambiente, Clovis Picolo Filho; e de Infraestrutura, Transporte e Saneamento, Milton Geller, além do prefeito licenciado Alei Fernandes.
Texto: Bianca Arruda
Fotos: Reginaldo de Souza
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).