Representando a Câmara de Sorriso, o vereador Brendo Braga (Republicanos) participou nessa segunda-feira, 21, no Sindicato Rural de Sorriso, da reunião que discutiu o projeto "Ferrovias e o Agro", associado ao "Projeto Globo", com a presença do economista Guilherme Quintella.
O objetivo foi apresentar o projeto da Ferrogrão e pedir apoio dos agricultores e da classe política para viabilizar a obra que pode transformar a logística do agronegócio. A ferrovia está projetada para ligar o município de Lucas do Rio Verde (MT) aos portos de Miritituba e Itaituba, no Pará, e deve gerar mais de R$ 60 bilhões para toda a cadeia envolvida.
No encontro, solicitado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Sorriso, estiveram presentes o prefeito interino Acacio Ambrosini, secretários municipais, lideranças do agro e representantes de entidades ligadas ao comércio e à agricultura.
Segundo Guilherme, o projeto está pronto e a licitação deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem. “Estamos mobilizando forças para destravar os trilhos e colocar o desenvolvimento brasileiro na rota dos 933 km da Ferrogrão. Esse projeto vai reduzir os custos de transporte e minimizar o impacto ambiental”, destacou.
Para o vereador, a Ferrogrão é um grande projeto estratégico para o desenvolvimento do Brasil e da região. “A expansão da infraestrutura ferroviária irá otimizar o escoamento da produção agrícola, impulsionar o agronegócio e a economia do país”, finalizou.