Cuidar da saúde do coração é uma urgência que não pode esperar. Pensando nisso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando a oferta de eletrocardiogramas (ECG) para agilizar o diagnóstico de doenças cardiovasculares e reduzir o tempo de espera na rede pública.
Para acelerar o atendimento, o exame será ofertado em quatro pontos, incluindo o AME-Ambulatório Médico Especializado e três clínicas particulares credenciadas. A descentralização do serviço amplia a capacidade de realização dos exames e proporciona maior agilidade nos diagnóstico.
Somente entre janeiro e julho deste ano, já foram realizados 1.239 exames, o que representa um investimento de aproximadamente R$ 195.500,00. No entanto, cerca de 2.300 pacientes ainda aguardam pelo procedimento, essencial para identificar arritmias, infartos e outras alterações silenciosas do sistema cardiovascular.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, o que pode parecer um simples exame, pode ser o único alerta para detectar problemas no coração, portanto, a meta é ampliar a rede prestadora e zerar a fila de espera.
“O eletrocardiograma é um exame importante para avaliação da saúde cardiovascular e para diagnóstico precoce de algumas anormalidades cardíacas. Nosso objetivo é zerar a fila, mas priorizando casos de maior risco, como pacientes com hipertensão, diabete, histórico de infarto ou sintomas cardíacos importantes”, destaca.
Jéssica Toniazzo, coordenadora da Regulação Municipal, ressalta que a iniciativa fortalece a atenção especializada e permite uma resposta mais célere aos pacientes.
“Estamos entrando em contato com os pacientes e reforçando a importância de não faltar no dia do exame. O ECG é um dos exames mais solicitados para a regulação, geralmente indicado em situações de urgência, como dor no peito ou falta de ar, além de triagens pré-operatórias e consultas de rotina”, reitera.
Para mais informações ou acompanhamento da solicitação, os usuários podem procurar o PSF do bairro ou entrar em contato com a Central de Regulação pelo WhatsApp: (66) 99978-8441 (somente mensagens).
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).