A Secretaria de Segurança e Trânsito deu inicio a campanha “Trânsito é vida, não corrida”, na manhã desta quarta-feira (23), às 8h, com uma blitz educativa com foco nos motociclistas e entregadores de aplicativo. A ação foi realizada na avenida André Maggi, no Residencial Carandá Bosque.
A ação, planejada pelo Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e executado pela Guarda Civil Municipal (GCM), visa fomentar, entre os motociclistas, a importância de manter a segurança pessoal e mútua, enquanto utiliza as vias públicas para o deslocamento, principalmente na execução do trabalho.
“Hoje a campanha “Trânsito é vida, não corrida”, é direcionada aos motociclistas, o trânsito sob duas rodas. Em Sinop temos altos índices de acidentes envolvendo motociclistas, e, por isso, desenvolvemos essa campanha que segue até sexta-feira, com operações tipo blitz orientativas e palestras”, explicou o secretário da pasta, Wesney Sodré.
Sandra Sousa de Oliveira, responsável pelo DET, explica que a conscientização é o meio mais importante para se trabalhar a segurança no trânsito, entretanto, a eficácia se deve à conduta do piloto.
“A conscientização é o meio pelo qual levamos a informação e a importância de cada piloto, de cada motorista, adotar a direção defensiva. Mas a eficácia desse trabalho fica á cargo da conduta do piloto. Essa campanha trabalha de uma maneira direta com os motociclistas, que são, nesse momento, os maiores envolvidos nos índices de acidentes em nosso município e com maior gravidade. Buscaremos fazê-los entender que o nosso trabalho, associado a conduta defensiva deles, resultará em um trânsito mais seguro para todos”, explicou ela.
Outra blitz educativa está programada para ocorrer amanhã, quinta-feira (24), na avenida das Embaúbas, no contorno da Praça da Bíblia, Centro, das 16h às 17h. Na sexta-feira (25), haverá uma grande mobilização com palestra para o público geral, no Shopping Sinop, às 8h30.
“Na sexta-feira teremos uma grande concentração e convidamos todos os motociclistas de Sinop, principalmente os que trabalham como entregadores de aplicativos, para conversarmos sobre a importância da velocidade controlada e da direção defensiva. Será um trabalho de sensibilização e conscientização desse público para a segurança no trânsito, e, consequentemente, reduzir esses altos índices de acidentes em nossa cidade”, reforçou Sodré.
Antonio José Monteiro Lima, entregador por aplicativo, na MT Entregas, empresa participante da campanha, reforça a importância do comparecimento da população nesse evento, principalmente os que utilizam de motocicletas para o deslocamento.
“Sexta-feira vai ter a palestra lá no shopping com o pessoal da Guarda Civil Municipal e quero falar para vocês comparecerem, para que tenhamos informações. Na vida, informação é tudo, sem informação somos como navio sem comando. Então, dia 25, lá no shopping, não perca essa oportunidade”, convidou ele.