Neste fim de semana, acontece em Sorriso um movimento cultural em celebração à capoeira e à resistência negra. Trata-se do Festival Tereza de Benguela, evento aberto ao público, que contará com diversas atividades voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, especialmente por meio da capoeira. A programação começa nesta quinta-feira (24), no Barracão do Bairro Santa Maria, às 19h, com o Festival Pé na Lua — iniciativa contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
A noite de abertura contará com entrega de graduações, minicurso, roda de conversa, apresentações culturais e a tradicional roda de capoeira. As ações são voltadas para crianças e adolescentes dos bairros Santa Maria, São José e Vila Bela, atendidos por projetos sociais ligados à capoeira.
Na sexta-feira (25), o destaque será a cerimônia de formatura de Luciana Monteiro, que receberá o título de Mestra da Capoeira. A solenidade será realizada às 19h no salão de festas do Clube Castellu’s. Luciana é uma das organizadoras do evento e referência da capoeira em Sorriso. “O Festival Tereza de Benguela representa resistência, ancestralidade e a força das mulheres negras na luta por espaço, cultura e respeito”, disse Luciana Monteiro.
A programação continua no sábado (26), com o Campeonato Nagô Kid's, das 9h ao meio-dia, também no Clube Castellu’s. A competição, que faz parte do calendário do PROMIC, reunirá atletas das categorias infantil e juvenil, nos gêneros masculino e feminino.
O evento é gratuito e aberto à população.
Texto: Larissa Gribler
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).