Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) é autor do Projeto de Lei 1868/2024 , que visa a criação da Semana do Movimento Comunitário no estado. O projeto está apto para votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso desde junho de 2025.
“Sabemos da importância do trabalho árduo e coletivo desempenhado pelos presidentes de bairros e líderes comunitários e o nosso intuito é que o estado crie uma semana dedicada para prestar homenagens e ressaltar as ações desenvolvidas por esses comunitários em suas cidades e distritos”, afirmou o deputado, que atuou como presidente de bairro, em Rondonópolis, até 2012.
A Semana do Movimento Comunitário, a ser celebrada no início de junho, tem como objetivo fomentar a participação popular por meio de atividades sociais, culturais, educacionais e esportivas. A iniciativa busca também promover a integração e o fortalecimento das associações comunitárias, incentivar o debate sobre políticas públicas que beneficiem as comunidades locais e valorizar as ações e projetos desenvolvidos em benefício dessas populações.
“A Semana do Movimento Comunitário é uma oportunidade para promover a cidadania e o voluntariado, reforçando a importância do engajamento comunitário para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, disse a presidente da União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairros (URAMB), Nilza Sirqueira.
Com a aprovação do projeto, poderão ser realizadas palestras e debates sobre temas de interesse comunitário, oficinas e workshops de capacitação para líderes comunitários, apresentações culturais e esportivas, além de feiras de serviços e produtos das comunidades.
Para a efetivação do projeto e realização das atividades, o Governo do Estado poderá contar com parcerias das prefeituras, da FEMAB (Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros), das uniões do movimento comunitário, associações comunitárias, organizações não governamentais, empresas privadas e demais entidades interessadas.