Mosca branca e Lagarta: um período de atenção para os produtores
Pesquisadora da Fundação Rio Verde destaca o cuidado e atenção constante dos produtores para garantir uma produção saudável e livre de pragasA agricultura enfrenta desafios constantes, e entre os mais preocupantes estão a Mosca Branca e as Lagartas, principalmente a lagarta Spodoptera frugiperda, que podem causar danos significativos às lavouras se não manejados na hora certa.
A mosca-branca (Bemisia tabaci) e a lagarta do gênero Spodoptera (principalmente Spodoptera frugiperda) são pragas de grande relevância para a cultura da soja. Entender as características de cada uma e adotar práticas de manejo integrado é essencial para minimizar suas populações e os danos associados.
De acordo com a pesquisadora da Fundação Rio Verde e coordenadora do setor de Entomologia, Jessica Gorri, manter o controle da mosca e da lagarta é um trabalho constante para garantir uma boa produtividade.
“Nesta safra, a fase inicial da soja tivemos alta população das lagartas, os produtores tiveram que entrar com aplicação de inseticidas, sendo que essa aplicação era prevista apenas no período reprodutivo. A mosca branca ainda não teve uma população alta, diferente da safra passada, que neste período estava com elevada pressão.” explica a pesquisadora.
Estamos em um período (meses de dezembro e janeiro) que a maioria da soja plantada esta no reprodutivo, as chuvas estão mais espaçadas e as temperaturas vão voltar a subir. Esse ambiente é ideal para as lagartas voltarem a aumentar a população e em conjunto com outras pragas, como a mosca branca.
Nessa condição, o manejo da área deve ser realizado constantemente. Como a soja esta desenvolvida, é preciso entrar a campo com panos de batida e observar a parte inferior das folhas do terço médio e inferior, se contatado a presença de ninfas de mosca branca e lagartas no pano de batida, métodos de controle devem ser iniciados.
A FUNDAÇÃO
A Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável, ambiental e soluções tecnológicas para o agronegócio.
Entidade sem fins lucrativos, com participação aberta a todos os segmentos do agronegócio, meio ambiente e desenvolvimento humano.
A Fundação Rio Verde está localizada na Rodovia da Mudança – MT449, Km 08 em Lucas do Rio Verde – MT.
18/12/2024 | Verbo Press
Mais Noticias
Hospital São Lucas realiza primeira neurocirurgia com paciente acordado
Procedimento pioneiro na região marca avanços *na saúde e promove qualidade de vida para pacientes.
21/12/2024 | Lucas do Rio VerdeMiguel Vaz comemora inauguração de trecho duplicado da BR-163 e governo confirma prazo para entrega até Lucas do Rio Verde em 2025
Os primeiros 100 km de duplicação foram entregues nesta sexta-feira (20), em Nova Mutum
20/12/2024 | Lucas do Rio VerdeSorteio de Natal da Campanha Nota Luverdense distribuiu mais R$ 50 mil
Campanha será encerrada com o Sorteio da Virada
20/12/2024 | Lucas do Rio VerdePrefeitura reforça pedido para implantação da UFMT no município
Secretária de Educação esteve com a pró-reitora nesta sexta-feira (20)