Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Podridão de grãos em soja: preocupação para os produtores

Pesquisadora da Fundação Rio Verde orienta sobre cuidados para minimizar efeitos da doença nas lavouras

A podridão de grãos tem se consolidado como uma das preocupações dos produtores de soja na região médio norte de Mato Grosso, devido à sua capacidade de comprometer tanto a qualidade quanto o peso dos grãos, impactando diretamente no rendimento das lavouras. De acordo com Luana Belufi, pesquisadora e coordenadora do Departamento de Fitopatologia da Fundação Rio Verde, a presença de fungos está intimamente ligada ao desenvolvimento dessa doença, que encontra condições ideais em climas caracterizados por chuvas frequentes, alta umidade e temperaturas amenas durante o período de enchimento e maturação dos grãos.

“As condições climáticas têm um papel decisivo na infecção dos patógenos associados à podridão de grãos. Um manejo eficiente baseado em boas práticas agrícolas é indispensável para minimizar perdas e proteger as lavouras”, explica a pesquisadora.

Entre as estratégias mais eficazes recomendadas pela Fundação Rio Verde estão a rotação de culturas, o uso de sementes de qualidade, o tratamento adequado de sementes e a escolha criteriosa das variedades plantadas. Além disso, a aplicação de fungicidas no momento correto e o monitoramento constante das condições climáticas permitem ajustes no manejo, tornando-o mais eficiente.

“Investir no manejo preventivo não só assegura a qualidade dos grãos como também contribui para o controle de um complexo de doenças, favorecendo uma maior produtividade da cultura”, reforça Belufi.

Os produtores devem estar atentos às condições meteorológicas e buscar informações junto a especialistas e instituições de pesquisa para ajustar suas técnicas de manejo de forma a garantir uma safra mais segura e rentável. A Fundação Rio Verde segue comprometida em oferecer suporte aos agricultores, promovendo soluções baseadas em pesquisas para superar os desafios impostos pela podridão de grãos na soja.

20/01/2025 | Verbo Press


Mais Noticias

04/02/2025 | Show Safra MT 2025

Show Safra Mulher: Valorização e representatividade

Atualmente, estima-se que cerca de 30% das propriedades rurais no Brasil sejam administradas por mulheres.

04/02/2025 | Lucas do Rio Verde

Atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional pode ser solicitado pela internet

Vagas são ofertadas diariamente, a partir das 15h, no portal de agendamento da Prefeitura

04/02/2025 | Agro Show Solidário

Fundação Rio Verde apoia realização do Agro Show Solidário 2025

Evento acontecerá no dia 26 de março, durante o Show Safra Mato Grosso

03/02/2025 | Lucas do Rio Verde

Nós Podemos Nadar abre novas vagas a partir desta terça-feira (04)

Inscrições serão liberadas para crianças e jovens de 6 a 17 anos de idade

VEJA MAIS